Coordenador : Diego Coelho Lorenzoni
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397607.2206.351439.12082023
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, interessados na área de ortodontia.
Local de atuação: Os encontros serão realizados remotamente através da plataforma Google Classroom e presencialmente no auditório da disciplina de Ortodontia do curso da Odontologia da UFF - Niterói.
Objetivo
Realização de aulas teóricas e discussões científicas com temas básicos e contemporâneos relacionados a área de Ortodontia, buscando sedimentar melhor o aprendizado dos alunos da Faculdade de Odontologia da UFF interessados nesta especialidade.
Resumo
A ortodontia é o ramo da Odontologia que estuda o crescimento do complexo craniofacial, o desenvolvimento da oclusão e o tratamento das anomalias dentofaciais. Os problemas de desenvolvimento e correção da oclusão são de responsabilidade tanto do clínico geral quanto do ortodontista. Portanto, o conhecimento básico acerca do desenvolvimento dos dentes, do crescimento facial e da correção da maloclusão deveria fazer parte do extenso treinamento do cirurgião-dentista. No currículo da Odontologia, não há tempo hábil para o estudo aprofundado do crescimento e desenvolvimento facial e o treinamento do diagnóstico e o tratamento das diversas maloclusões. A formação envolve poucas horas de teoria e prática, com mínima experiência clínica. A ortodontia, talvez mais do que qualquer outro campo da Odontologia, depende do conhecimento global da biologia do desenvolvimento da face, por esse motivo, surgem muitas dúvidas para o estudante de Odontologia e para o clínico geral quanto às abordagens relacionadas à especialidade. O objetivo deste projeto de extensão é desenvolver, promover e difundir conhecimentos acerca da área de ortodontia, principalmente no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento das maloclusões mais prevalentes em nossa população, contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional dos alunos da Faculdade de Odontologia que se interessam por esta área de atuação. A proposta é disseminar conhecimento e desenvolver projetos multidisciplinares e multicêntricos, promover, facilitar e estimular a integração dos discentes à ortodontia.